Album Cover

Voodoo Child The End Of Everything LP – CD Trophy Records

23,5 € delete

Subtotal

42,5 €

Shipping and final taxes will be calculated at checkout

single

Parcifal Neyt Flemish Masters in Portugal

Publicação produzida por ocasião da exposição "Double Negative", de Parcifal Neyt com curadoria de Maria João Macedo Double Negative A dupla negativa ocorre quando duas formas de negação são usadas na mesma frase. Em algumas línguas as duas negativas cancelam-se uma à outra e produzem uma afirmação, noutras, elas afirmam-se mutuamente e enfatizam a negação. Parcifal Neyt desenvolve um conjunto de peças escultóricas e fotografias que refletem sobre noções de fronteira e de liberdade. Convoca representações de muros, como o de Berlim ou o que está agora a ser construído entre os Estados Unidos e o México, e a hipotética divisão da Bélgica entre a Flandres e a Valónia. Barreiras físicas, políticas ou linguísticas, limites morais ou o fim da vida, histórias de reclusos condenados à morte a quem foi concedida a escolha da sua última ceia. No centro do espaço do Sismógrafo está a figura de São Sebastião, translúcido e feito de um líquido cristalizado que nos permite ver o seu corpo perfurado em todas as direções, o mártir sereno que se recusa a morrer. As representações religiosas voltam a aparecer-nos na série “Flemish Masters”, em que o artista de nacionalidade belga fotografou pinturas de mestres flamengos existentes em museus portugueses e produziu com elas cartazes impressos a preto sobre papel colorido que afixou depois pelo Porto. Interessa-lhe a forma como as imagens viajam e se transformam nesse processo: pinturas que foram outrora usadas em trocas entre impérios e estão hoje visitáveis em museus, foram expostas à passagem do tempo e à iconoclastia de quem, na rua, quis de forma mais directa interagir com elas e as grafitou, rasgou ou tentou arrancar. As paredes brancas e as molduras em talha dourada que lhes serviram de fundo, deram lugar a enquadramentos urbanos e degradados. Parcifal Neyt evoca assim a História da Arte: desde a pintura Flamenga do séc. XVI à abstração dos monocromos, desde a provocação de “Piss Christ” de Andres Serrano, à poesia dos rebuçados de Felix Gonzalez-Torres na série “Untitled (Portrait of Ross)”. E depois das refeições frugais ou mesmo inconsumadas com que nos deparamos no interior da galeria, encontramos, à saída, uma palmeira morta de sede que se constitui, também ela, como ou uma promessa de imortalidade.
  • Flemish Masters in Portugal
  • Flemish Masters in Portugal
  • Flemish Masters in Portugal
BOOK Out of
stock
20€

Newsletter

Subscribe for Materia Prima good news.